COMBO PROMOCIONAL
12 Mensagens de FILHOS para Pais Adotivos
Este livro não é composto de conselhos, mas de afirmações. Foi escrito a partir de uma provocação que o autor, Alexandre Lucchese, fez nas redes sociais para filhos adotados que o seguem: "O que nós, adotivos, gostaríamos de dizer para pretendentes e pais que adotaram?".
As respostas deram origem aos textos aqui reunidos. Identidade, pertencimento, relação com família biológica e enfretamento a preconceitos são alguns dos temas aprofundados neste volume.
Alexandre Lucchese é filho por adoção e jornalista, autor dos livros "Vida de Adotivo" (2020) e "Será que ela lembra de mim" (2022). Sobre o livro ele, afirma:
"Ao longo de anos de convivência diária com filhos adotivos, foi crescendo minha certeza de que há entre nós concepções sobre adoção que raramente frequentam os debates promovidos por pais e autoridades no Brasil. Algumas dessas ideias, aliás, são frequentemente ignoradas ou discordam frontalmente de pontos repetidos nesses debates. '12 Mensagens de FILHOS para Pais Adotivos' vem com o objetivo de minimizar o abismo entres esses pontos de vista'".
Livro impresso em formato pocket (10,7cm X 17,8 cm), com 96 páginas.
Vida de Adotivo
O livro reúne 12 relatos de filhos por adoção em idade adulta. Os entrevistados revisitam o passado e avaliam como ter sido adotado influencia seu modo de ver o mundo no presente.
Lançamento da Physalis Editora, o livro foi organizado por Alexandre Lucchese, jornalista e filho adotivo. O escritor também comenta tópicos importantes do debate sobre adoção a partir de sua experiência pessoal. Em capítulos dispostos entre os relatos, o autor assume a voz para narrar a sua história. Adotado com horas de vida, cresceu sem demonstrar qualquer interesse pelo seu passado. Na idade adulta, foi em busca de suas origens, superando o receio de magoar os pais adotivos e de não ser aceito pelos parentes biológicos.
Este é um livro que se propõe a ajudar outros adotivos a compreenderem melhor suas próprias questões, bem como auxiliar pais e outros familiares a se aproximarem de dúvidas e angústias que até mesmo quem foi adotado tem dificuldade em reconhecer. Trata-se de uma coleção de histórias que vão além da adoção, demonstrando como o afeto é capaz de superar limitações e preconceitos.
Livros impresso (14 cm X 21 cm), com 176 páginas.
Será que ela lembra de mim?
Será que ela lembra de mim conta a história de uma onça-pintada que vive no Pantanal e faz de tudo para permanecer perto do seu filhote. No entanto, o desmatamento e as transformações do bioma colocam a felina diante desafios para manter sua prole unida. A história possibilita crianças e adultos refletirem a respeito de temas como adoção, entrega voluntária, direito à identidade biológica e desigualdade social.
O autor, Alexandre Lucchese, é jornalista e escritor. Filho por adoção, é também autor de “Vida de Adotivo” (2020), em que narra sua própria história de busca pela família de origem e reúne relatos de mais 12 adotados. O escritor também é fundador da Adotiva – Associação Brasileira de Pessoas Adotadas.
Será que ela lembra de mim tem ilustrações de Camilo Martins e é editado pela Physalis, após uma campanha de financiamento coletivo de sucesso.
Livros impresso colorido (25 cm X 17,5 cm), com 44 páginas.